Detran solta datas, valor e como ter CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento essencial que deve ser mantido sempre pelo motorista, sendo necessário proceder com sua renovação para garantir a regularidade do veículo. Para efetuar essa renovação, é imprescindível quitar todas as pendências financeiras, incluindo a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Com isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran – MT) já disponibilizou as datas e os custos para a atualização do licenciamento em MT.

As cobranças referentes à taxa começam em março e se estendem até outubro deste ano. Após o pagamento da TRLAV, que é de R$ 140, o motorista poderá emitir o CRLV online, disponível em até 24 horas.

VEJA TAMBÉM:

Calendário de pagamento do licenciamento MT 2025


Final da placa
Prazo


1, 2 e 3
31 de março


4
30 de abril


5
31 de maio


6
30 de junho


7
31 de julho


8
31 de agosto


9
30 de setembro

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


0
31 de outubro

Como realizar o pagamento do licenciamento MT 2025 e obter o CRLV

A quitação do licenciamento e a emissão do documento são totalmente online e podem ser feitas através dos seguintes canais:

  • Site oficial do Detran-MT;
  • Aplicativo MT Cidadão (do Governo do Estado);
  • Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal.

Guia passo a passo para pagamento via site do Detran MT:

  1. Acesse o site do Detran e selecione a opção “Consulte Seu Veículo”;
  2. Informe a placa do veículo e o número do Renavam;
  3. Gere a taxa para Licenciamento Anual;
  4. Realize o pagamento de todas as pendências e aguarde a confirmação. O CRLV-e estará acessível no site do Detran ou no aplicativo MT Cidadão em até 24 horas.

O CRLV-e será disponível apenas quando todas as pendências do veículo relacionadas ao licenciamento, seguro DPVAT (até 2020), IPVA e multas de trânsito estiverem quitadas. O condutor que optar pelo parcelamento do IPVA poderá emitir o licenciamento, contanto que esteja em dia com as parcelas do imposto.

Atente-se, pois você pode não conseguir emitir o licenciamento MT 2025

Proprietários de veículos que utilizam GNV precisam passar pela Inspeção no INMETRO para receber o Laudo CSV periódico, que é requisito para a emissão do CRLV. Veículos que possuam restrições administrativas que impeçam o licenciamento por fatores judiciais ou RENAJUD devem regularizar sua situação para poderem gerar o licenciamento.

É vital estar ciente de potenciais restrições administrativas ou judiciais. Interdições como alerta de roubo, bloqueios determinados pela Justiça, pendências na comunicação de venda, e gravames pendentes em veículos financiados, são exemplos que podem dificultar a regularização do veículo.

Outro impedimento para o licenciamento é a existência de um recall ativo, que não tenha sido resolvido no prazo de um ano pela substituição ou manutenção recomendada pela fabricante. Essa regra foi estabelecida com as alterações na Lei Federal 14.071/2020 e está vigente desde abril de 2021.

Newsletter

Receba semanalmente novidades, orientações e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Gostou? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar.

Além disso, se você é fã dos áudios do Boris, não deixe de acompanhar o AutoPapo no YouTube Podcasts: