Os proprietários de automóveis cujas placas terminam em 1, 2 e 3 têm até o dia 31 de março para efetuar o pagamento do Licenciamento 2025. O documento pode ser solicitado no portal do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), na seção “Consulte Seu Veículo”, ou através do aplicativo MT Cidadão.
Após a quitação da taxa, o proprietário deve gerar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) em formato digital (PDF) ou optar por imprimir em papel comum.
Este certificado, seja em sua versão digital ou impressa, tem a mesma validade jurídica que o antigo “documento verde”, pois é autenticado e seguro, possuindo um QR Code vinculado à base de dados nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Detran-MT alerta os motoristas de que, para garantir que o veículo esteja licenciado e possa circular regularmente, é necessário quitar todos os débitos pendentes relacionados, como IPVA, Licenciamento e eventuais multas de trânsito, além de regularizar qualquer pendência administrativa ou jurídica que o veículo possa ter.
O cronograma de pagamento do Licenciamento 2025 continua no mês de abril para veículos com placas terminando em 4; em maio, para final 5; em junho, para final 6; em julho, para final 7; em agosto, para final 8; em setembro, para final 9; e finalizando em outubro para placas com final 0.
A seguir, você pode conferir a tabela com as datas de vencimento: