Os donos de veículos cujas placas terminam em 1, 2 e 3 têm até o dia 31 de março para realizar o pagamento do Licenciamento 2025. A taxa pode ser gerada no site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), acessando a opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Após a quitação, o proprietário deve proceder com a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) em sua versão digital (arquivo em PDF) ou, se preferir, imprimir o documento em papel comum.
Tanto a versão digital quanto a impressa possuem o mesmo valor legal do antigo “verdinho”, uma vez que oferecem autenticidade e segurança através de um QR Code vinculado à base de dados nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Detran-MT enfatiza aos condutores que, para garantir que o veículo esteja devidamente licenciado e apto a circular, é fundamental quitar todos os débitos pendentes relacionados ao veículo. Isso inclui o IPVA, o Licenciamento, eventuais multas de trânsito e a regularização de quaisquer pendências administrativas ou jurídicas que o veículo possa ter.
O cronograma de pagamento para o Licenciamento 2025 continua em abril para as placas que terminam em 4; em maio para as que terminam em 5; em junho para as que terminam em 6; em julho para as de final 7; agosto para as de final 8; setembro para as de final 9, finalizando em outubro com as placas que terminam em 0.
Confira a tabela com os prazos de vencimento: